segunda-feira, 17 de maio de 2010

ESCRAVOS DA FICÇÃO

Imagem: Montagem Famosidades

Imagem: Arquivo Famosidades

“Xica da Silva” – Começando a lista com uma das mais importantes histórias que retratam o período. Xica da Silva foi um escândalo! A escrava que virou rainha causou polêmica tanto na ficção, já que os personagens da trama ficaram chocados com o comportamento da escrava, quanto fora das telas. Protagonizada por Taís Araújo, que na época tinha apenas 17 anos, a novela foi ameaçada de censura por trazer a atriz nua em horário nobre.

Imagem: Arquivo Famosidades

“Quilombo” - Dirigido por Cacá Diegues, o filme conta a história de um grupo de escravos rebelados que parte para o Quilombo dos Palmares, foco de resistência contra a escravidão. O longa traz a atuação de atores negros importantes na história da cultura brasileira, como Zezé Motta, Antônio Pitanga e Grande Otelo.

Imagem: Arquivo Famosidades

“Escrava Isaura” – No ar em 1977, a novela foi o um marco das produções brasileiras no exterior. Até hoje, é uma das mais exportadas. A história de “Escrava Isaura” é baseada na vida de uma serviçal, filha de escrava e de um Comendador de fazendas. Seu status errante fará que com muitas pessoas da comunidade a vejam com pária e motivo de chacota na região. No papel principal está Lucélia Santos, que lançou sua carreira com Isaura.

Imagem: Arquivo Famosidades

“Sinhá Moça” –Novamente Lucélia Santos retorna as telinhas, mas dessa vez não na pele de uma escrava como em “Escrava Isaura”, mas sim de uma brava filha de Barão que, ao se envolver com o jovem Rodolfo (Marcos Paulo), muda sua mentalidade. Rodolfo é um defensor da abolição, e vai contagiar Sinhá Moça com suas idéias. Apaixonada, ela segue em uma luta difícil que acarreta na assinatura da Lei Áurea, em 1888.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! E continue contribuindo para melhoras deste blog, para contato, sugestões, critícas, elogios ou para mandar suas matérias para serem publicadas entre em contato pelo e-mail: dario-bp@hotmail.com.