terça-feira, 13 de abril de 2010

"ELEFANTIASIS CUMERDI" EXIXTI OU NÃO.



É de nos impressionar a foto acima,mas calma ela é apenas uma foto bem antiga de um arquivo médico que caiu na rede aliás é uma doença que não existe mais nesse grau como vemos na foto.

A foto parece ser real! Mas pára por aí.

Sim, a foto parece real. Ao analisarmos mais de perto, podemos notar que não há nenhuma marca de retoque ou manipulação. Também pode-se ver que as sombras do menino são compatíveis com a parede do fundo. Até ai tudo bem.

Se a fotografia é real, talvez a história seja verdadeira?

Possivelmente, não! É muito comovente a história do menino deformado pela Elefantíase, mas - como sempre insistimos - não adianta ficar reenviando essas coisas. Não adianta nada. No site Encyclopedia.com podemos ver que a Elefantíase é um crescimento exagerado de certas partes do corpo e, em especial, os membros inferiores. Para quem gosta de termos mais específicos, essa doença é causada por uma série de problemas no sistema linfático. Ás vezes, quando ocorrem obstruções permanentes na correntes sanguínea paras esses membros, acontece o inchaço nos tecidos subcutâneos, deixando o enfermo com a aparência igual ao do menino da corrente. As pernas - que são as que mais sofrem com a doença - ficam semelhantes às patas do elefante e isso é que dá o nome à doença. O problema maior é o seguinte: Não encontramos o tipo de "elefantiasis cumerdi" em nenhuma página que trata do assunto. O tipo de Elefantíase mais comum é a elefantiasis filariana. Essa tal de Cumerdi não existe, ou não encontramos. Mas uma coisa é certa: essa doença não é causada pela má nutrição. Se fosse assim, só aqui no Brasil seriam mais de 80 milhões de pessoas com esse mal.

Um comentário:

Obrigado por comentar! E continue contribuindo para melhoras deste blog, para contato, sugestões, critícas, elogios ou para mandar suas matérias para serem publicadas entre em contato pelo e-mail: dario-bp@hotmail.com.