segunda-feira, 5 de julho de 2010

HOMEM CHORA OU NÃO CHORA?

Homem chora? Talvez não… por se mostrar fraco. Talvez seja por não querer se mostrar ser também um sexo frágil.
O caso é que todo homem que exterioriza seus mais profuntos sentimentos, arranca a roupa de sua alma e mostra-se completamente nu diante sua conciencia.
E nenhum homem deseja desarmar-se, desprover-se de suas armaduras. Homem é sinônimo de força, de rigidez… E nunca de fraqueza, de fragilidade. Chorar, demonstrar seus sentimentos é para o homem um sinal de fraqueza.
Mal sabem que as maiores conquistas femininas deu-se com muitas lágrimas e demonstração de sentimentos. É esse tipo de comportamento que nos torna mais HUMANOS.
Observo muito esse ato de retirar as armaduras da alma, quando o homem defronta seus piores medos. A perda de um amor, a perda de um ente querido, diante do sofrimento alheio… E, ao mesmo tempo em que a alma se despe, uma outra armadura se forma. Em outras palavras, poderia dizer que a cada desarmamento, o homem torna-se menos humano, a armadura do rancor e da desconfiança começa a surgir e construir em torno do coração, um enorme muro que o afasta do sofrimento. Será? Isso não é uma regra. Há exceções. Há homens que se tornam mais humanos, mais compreensivos.

Homem chora? Claro que sim! Apesar de muitas vezes ser submetido a uma educação machista que ensina desde pequeno, erradamente, de que "homem não chora". Como qualquer ser humano, tem sentimentos, sente raiva, ciúmes, pesar, saudade... E muitas vezes esses sentimentos são tão intensos que transbordam em lágrimas.
Ao contrário do que muitos imaginam, a lágrima sincera de um homem é capaz de modificar os ideais de uma mulher. Ele não deixa de ser homem por demonstrar suas fraquezas através das lágrimas. O que pode acontecer é, simplesmente, a mulher se render a essa fragilidade e mostrar-se para ele de uma forma que nem mesmo ele seria capaz de imaginar. Isso porque a mulher é, por natureza, protetora. E diante da fragilidade de alguém, ela se arma em defesas para proteger o indefeso. Nem sempre com a força bruta, mas com palavras de apoio e incentivo.
Homem chora, e homem que sabe o que quer sabe o momento de chorar e para quem e por quem chorar.
Então poderia dizer que o choro do homem é uma artimanha? Nem sempre. Diante de uma dor física ou psicológica real, o homem chora. Chora por perder, chora diante da derrota, chora diante da decepção, chora diante da conquista também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! E continue contribuindo para melhoras deste blog, para contato, sugestões, critícas, elogios ou para mandar suas matérias para serem publicadas entre em contato pelo e-mail: dario-bp@hotmail.com.